segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

PESQUISA CNI/IBOPE MOSTRA PRÉ CANDIDATO PSDB SERRA EM PRIMEIRO.

Diretor da CNI diz que Ciro ganha mais que Aécio com eventual saída de Serra da disputa
Publicidade



Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta segunda-feira mostra que a diferença de votos entre os pré-candidatos do PSDB à Presidência da República, governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), soma pontos em novembro deste ano. Enquanto Serra recebeu 38% das intenções de voto na disputa com os pré-candidatos Dilma Rousseff (Casa Civil), Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV), no mesmo cenário o governador de Minas recebeu 14% das intenções de votos.

Se Serra sair da disputa e Aécio for escolhido candidato do PSDB em 2010, os responsáveis pela pesquisa não acreditam que a diferença de Serra para os demais candidatos será transferida integralmente para Aécio. "Quem terá maior ganho é o candidato Ciro Gomes, que deve receber cerca de 13% desses votos", disse o diretor de operações da CNI, Rafael Luchesi.

O diretor da Confederação Nacional da Indústria acredita que Aécio teria apenas 5% dos votos de Serra, enquanto o restante também seria dividido entre Dilma e Marina. A avaliação de Luchesi está em cálculos matemáticos, sem uma avaliação política da disputa eleitoral.

Segundo a CNI/Ibope, Serra lidera a corrida pela presidência da República em 2010. Apesar da vantagem do tucano, que recebeu 38% das intenções de voto em novembro, a pesquisa mostra o crescimento da ministra Dilma se consolidando em segundo lugar na disputa.

Na pesquisa anterior, em setembro, Dilma estava empatada tecnicamente com Ciro. Agora, Dilma recebeu 17% das intenções de voto, enquanto Ciro recebeu 13% --numa vantagem da petista sobre o candidato do PSB. A senadora Marina Silva aparece em quarto lugar na disputa, com 6% dos votos em novembro. Os votos brancos, nulos e os eleitores que não responderam somam 25%.

Na edição anterior da CNI/Ibope, Serra estava em primeiro lugar com 35% das intenções de voto, seguido por Dilma e Ciro, com 15% e 17% dos votos, e Marina em quarto lugar, com 8% das intenções de voto.

Em outro cenário, no qual Serra é substituído pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), Ciro venceria a disputa com 26% dos votos. Dilma aparece em segundo lugar, com 18% das intenções de votos, seguida por Aécio, com 14%. A senadora Marina Silva recebeu 9% das intenções de voto. Os brancos, nulos e os eleitores que não responderam somam 32%.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas entre os dias 26 e 30 de novembro em 143 municípios do país. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário