quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A VIRADA SE CONSOLIDA OSMAR VENCE JÁ NO PRIMEIRO TURNO

A Virada se consolida e a Vitória de Osmar é já no Primeiro Turno

por Tércio Albuquerque

No ritmo já consolidado dos últimos resultados divulgados pelos Institutos de Pesquisa sobre a preferência dos eleitores em relação aos candidatos ao Governo do Estado, os números do Ibope e do DataFolha vem confirmando a virada na preferência do eleitor a favor do candidato Osmar Dias, em praticamente todos os municípios do Paraná.

Faltando pouco mais de duas semanas para as eleições, o candidato da coligação “A união faz um novo amanhã”, Osmar Dias, encosta em seu principal adversário, Beto Richa, que, de líder nas pesquisas, experimenta uma queda vertiginosa na aceitação popular, segundo os últimos dados apresentados.

As pesquisas mostradas pela Rede Paranaense de Comunicação, já apontam um empate técnico entre os dois candidatos e a cristalização da tendência da curva em ascendência de Osmar Dias sobre seu principal adversário.

Considerando a margem de erro, Osmar e Beto podem ter 41% das intenções de votos. O DataFolha mostra Beto com 44% (caiu 3 pontos desde a última pesquisa) e Osmar com 38% (tinha 34% na última pesquisa).

A última pesquisa Ibope/RPC, divulgada no último dia 9, já mostrava a tendência de uma queda do candidato do PSDB ao governo do Estado, Beto Richa, em seu principal reduto eleitoral, Curitiba. Na capital, Beto aparece com 57% das intenções de voto, contra 28% de Osmar Dias (PDT). Ou seja, em Curitiba Osmar cresceu 8%, enquanto o ex-prefeito tucano despencou onze pontos.

De qualquer maneira, os resultados vêm mostrando uma inversão nas curvas, com o Beto caindo e o Osmar ganhando pontos importantes, sendo essa tendência creditada, em parte, à chamada “Onda Lula”. A arrancada de Osmar rumo à vitória, soma-se à liderança dos candidatos à Presidência – Dilma – e ao Senado – Gleisi e Requião.

Mas o fenômeno desta virada está se dando, sobretudo, pelo engajamento total do Governador Orlando Pessuti na campanha de Dilma Presidente e de Osmar Governador, sustentado nos seus índices fantásticos de avaliação no Paraná, especialmente em Curitiba. A gestão de Pessuti é aprovada por uma grande maioria de 63,19% dos curitibanos, segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas para a Gazeta do Povo, divulgada no início desta semana.

Por outro lado, o extraordinário desempenho do candidato do PDT, Osmar Dias, que apresenta propostas consistentes e mostra, olho no olho, ao conjunto do eleitorado, o seu sincero comprometimento com os destinos do Paraná, está sendo fundamental para a consolidação da virada nesta reta final.

É imprescindível, todavia, destacar a mobilização dos movimentos populares, capitaneada por Maria Teresa, esposa do candidato do PDT ao Governo, por Regina Pessuti, Primeira Dama, que está sendo vital nesta guinada em prol do candidato Osmar Dias em Curitiba e Região Metropolitana.

Se no reduto do principal adversário o quadro é extremamente favorável a Osmar Dias, nas demais regiões do Estado a preferência do eleitorado pelo candidato pedetista é uma tendência que se confirma desde as eleições de 2006.

Enfim, uma campanha política antenada nas aspirações populares, que vem mostrando o que o povo pode esperar do futuro Governador do Paraná. Nesta perspectiva, há que se destacar a atuação do coordenador-geral da campanha de Osmar, o ex-governador Mário Pereira, e de tantas outras lideranças, cujo trabalho está consolidando a virada nas eleições e abrindo probabilidade concreta de vitória de Osmar Dias já no primeiro turno.