sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

CIRO GOMES SE DIZ HONRADO.

Ciro diz que convite para disputar governo de SP foi uma honra


O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) disse nesta sexta-feira em entrevista a uma rádio do Ceará que o governador José Serra (PSDB-SP) é a "Dilma do Fernando Henrique Cardoso" e que é "honroso" ter sido convidado para disputar o governo de São Paulo, mas mantém sua candidatura à Presidência.

Ciro disse ainda que tem mais "valor" que a ministra Dilma Rousseff (PT), também pré-candidata ao Planalto.

Apesar de se manter no páreo da sucessão a Lula, Ciro não rejeitou a possibilidade de disputar a vaga ocupada por Serra. "Não posso descartar porque quem me fez o apelo para admitir essa possibilidade, ajudar organizar as coisas, foi o presidente Lula e o meu partido."

Ele disse que é "extremamente honroso" ter sido convidado, "de uma forma quase insistente", para ser candidato a governador de São Paulo.

Para ele, a imprensa faz "exercício de futurologia" em querer antecipar as decisões. Quanto às especulações sobre a sua candidatura ao governo paulista, Ciro disse que se diverte com a reação do PSDB.

"A tucanada pira na cabeça, navega na maionese, enlouquece e solta os cachorros na grande mídia. Eu fico rindo, com a experiência que eu tenho nessa altura do campeonato", disse.

Sobre Dilma, Ciro disse que subiria no seu palanque e que ela merece seu voto "em 10 mil circunstâncias". "Apenas tenho mais valor do que ela hoje", afirmou. "Eu tenho 20 eleições, ela não tem nenhuma."

Ciro disse que FHC fez "o pior governo da história do país". Entre os motivos, apontou aumento de impostos e do desemprego, privatizações e a crise de energia elétrica.

"O Fernando Henrique não é um demônio, é o modelo, é a política. O Serra vai dizer que esse não é o seu modelo. Mas o Serra foi a Dilma do Fernando Henrique. Ele foi ministro do FHC oito anos e foi o seu candidato a presidente", disse.

MEIO SÉCULO DE BRASILIA...

A CRISE DA VIDA PÚBLICA NACIONAL VIVE SUA FASE AGUDA EM BRASILIA. O ESCANDALO JA ESTEVE NO SENADO,NA CÂMARA DOS DEPUTADOS. POR MUITO TEMPO ESTEVE PRESENTE NO EXECUTIVO FEDERAL. SE HÁ ALGO DE POSITIVO NESSE ESPETÁCULO DE ESCANDALOS,É A CONSCIÊNCIA CRESCENTE NA NAÇÃO DE QUE AS REGRAS DO JOGO PRECISAM MUDAR RAPIDAMENTE E SER RESPEITADAS.FORA DA POLÍTICA, O BRASIL TEM DADO AO MUNDO LIÇÕES CONSTANTES DE CORAGEM,,INVENTIVIDADE,ORGANIZAÇÃO,DISCIPLINA E ARROJO. AS CONQUISTAS BRASILEIRAS SÃO SEMPRE DESTACADAS NO EXTERIOR, ORA POR UM JORNAL ORA POR UM DIRIGENTE DE OUTROS PAISES,ANO PASSADO O SISTEMA BRASILEIRO FOI LEMBRADO COMO EXEMPLO A SER IMITADO QUANDO PRESIDENTES DE BANCOS CENTRAIS DOS PRINCIPAIS PAÍSES DO MUNDO DISCUTIAM NA BASILEIA COMO REGULAR OS MERCADOS FINANCEIROS. EM TODOS OS FÓRUNS AMBIENTAIS GLOBAIS, A VANGUARDA BRASIELEIRA NO DOMINIO DOS COMBUSTÍVEIS LIMPOS É RECONHECIDA E INVEJADA. NESSE CONTEXTO, A POLÍTICA CLIENTELISTA E CORONELISTA DE BRASILIA É UM CONTRASSENSO EM TERMOS, HERANÇA DE ATRASO E PREVLÉGIOS QUE JÁ FOI SUPERADA EM OUTROS CAMPOS DA VIDA NACIONAL. HOUVE MOMENTOS NO PASSADO EM QUE PARECIA QUE AS MAZELAS DA CORRUPÇÃO OFICIAL TINHAM SOFRIDO UM GOLPE FATAL E QUE,DALI PARA FRENTE, A SITUAÇÃO MELHORARIA. FOI ASSIM COM O IMPEACHMENT DO PRESIDENTE FERNANDO COLLOR DE MELLO E O DESBARATAMENTO DA QUADRILHA DOS "ANÕES DO ORÇAMENTO", NO COMEÇO DA DÉCADA DE 90. MELHOROU POUCO OU NADA, COMO DEMONSTRAM OS ATUAIS ESCANDALOS. MAS NAQUELE TEMPO A CORRUPÇÃO ERA APENAS MAIS UM PAÍS CORROIDO PELA INFLAÇÃO,PELA DÍVIDA EXTERNA E PELO ISOLAMENTO INTERNACIONAL. AGORA A POLITICAGEM E A CORRUPÇÃO SE AGIGANTAM COMO NOSSO UNICO ENTRAVE.NASCIDA SOB O SIGNO DA MODERNIDADE, BRASILIA COMPLETA SEU MEIO SÉCULO, INFELISMENTE, COMO UM MUSEU VIVO DAS MÁS PRÁTICAS PÚBLICAS. JÁ PASSOU DA HORA DE A CLASSE POLÍCA SE ENGAJAR NO PROCESSO DE MUDANÇA DE CORPORTAMENTO, TÃO FUNDAMENTAL PARA ENTRAR EM SINTONIA COM AS EXIGÊNCIAS, EXPECTATIVAS E NECESSIDADES DO PAÍS.GILMAR SILVA

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

DEM: QUE MARÉ! CADE OS CERTINHOS?

BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta quinta-feira, por 6 votos a 4, a denúncia contra a senadora Rosalba Rosado (DEM-RN) por uso indevido de recursos do município de Mossoró (RN). Os ministros entenderam que não houve "prática de ato ilícito" e arquivaram o inquérito.

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, Rosalba estava à frente da prefeitura de Mossoró, em 2000, quando foi firmado um convênio para a construção de um estacionamento que seria executada pelo município. O estacionamento seria utilizado por um supermercado. A obra custou R$ 3,8 milhões aos cofres públicos.

O relator do inquérito, ministro Carlos Ayres Britto, considerou que o estacionamento não era destinado exclusivamente ao supermercado e votou contra o acolhimento da denúncia. Já o ministro Marco Aurélio Mello considerou que o contrato beneficiou a empresa indevidamente. "Foi firmado protocolo de intenção para que? Para beneficiar bem privado", afirmou o ministro Marco Aurélio Melo

POR UMA SOCIEDADE JUSTA.

Precisamos de uma sociedade justa


Por Gilmar Conceição da Silva

É caros leitores, têm certos políticos que acham que as pessoas são ignorantes políticos, vejo certos discursos e fico pasmo. A maioria da população sabe que em 1998, já no final do primeiro mandato do FHC, o Brasil estava quebrado. Recorreram ao FMI e ‘nos emprestaram’ US$42 bilhões, aí o governo tucano fez a reeleição. No inicio de seu segundo mandato a farsa apareceu, eles tiveram que liberar o câmbio, e pela primeira vez, fazer um esforço fiscal. O FMI impôs um superávit primário de 3,5%, mas o PSDB e o DEM acharam mais fácil aumentar os impostos em 3,5%, e dessa maneira em vez de fomentar, se desconstruiu o crescimento econômico. Depois tentaram repassar a responsabilidade toda para o governo Lula. Depois da eleição a inflação batel na casa dos 28%, se Lula tivesse titubeado ela tinha estourado lá para cima. Na verdade essa era a esperança do PSDB e do DEM, eles tinham deixado uma bomba prestes a explodir e se explodisse, eles achavam que seriam chamados a consertar os estragos.

Eles quebraram a cara. O presidente Lula radicalizou a política. O Meireles, presidente do Banco Central aumentou os juros para 26%, o Palocci subiu o superávit para 4,8% e, em sete, oito meses, a expectativa de inflação já tinha voltado para 6% ao ano. O governo do PSDB e DEM se apoiou em teorias falsas. O Lula conseguiu fazer o equilíbrio. Os programas do PSDB e DEM são teorias econômicas que, tratam o mercado de trabalho como se trata o mercado de parafusos: se sobra vai para o estoque, se sobra mão de obra vai para o desemprego. Para o PSDB e o DEM, a teoria econômica serve unicamente para o desenvolvimento. Para eles, o desemprego não existe. O desemprego é apenas um ataque de vagabundagem do proletariado. Tanto que eles erraram e as urnas corrigiu.

O PSDB e o DEM alegam que a justiça social começou na era FHC. Só que os cientistas econômicos do PSDB e do DEM nem sequer acreditam que exista justiça social. O Premio Nobel em economia provou para eles que isso é uma grande bobagem. Qual é a solução dos cientistas? Se eles estão sendo colocados para fora, (OS DESEMPREGADOS), logo essa é uma forma muito eficiente de aumentar a renda per capita. Eles que morram. Nós precisamos de uma sociedade justa e isso só o Estado pode produzir. O único bem público que só o estado pode fazer: aumentar a igualdade de oportunidades. Isso significa que cidadania não depende de berço, cor, religião ou região que nasceu. Diz-se que o mercado é uma corrida. Logo presume-se que corredores tenham duas
pernas e partam do mesmo lugar.

*Gilmar Conceição da Silva é representante comercial e vice presidente do PTC em Campo Mourão.