quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ENTREVISTA COM TERCIO ALBUQUERQUE PRESIDENTE ESTADUAL PTC

17 de setembro 2009
ENTREVISTA TERCIO ALBUQUERQUE
O presidente estadual do PTC fala da movimentação do seu partido para as próximas eleições

Bóia: Estamos praticamente há um ano das eleições. Sabemos que as forças políticas estão se organizando e se articulando, o senhor poderia nos dizer no caso de seu partido, como andam as conversações?
Tércio: Bem, primeiramente agradeço a oportunidade e o espaço para expor nosso ponto de vista. Posso afirmar que nosso partido, o PTC, tem tido uma receptividade muito grande. Somos entre os ditos partidos em crescimento aqui no Estado, certamente o que mais tem crescido. Além de vereadores e vice-prefeitos que elegemos, temos recebido inúmeras adesões de novas lideranças. Tenho viajado o Estado e sentido a determinação dos companheiros já engajados e as novas filiações no sentido de apresentarmos chapas completas e próprias para a disputa que se avizinha. Mesmo com todo desgaste da classe política, a gente sente na militância e na própria população que participa de nossos eventos e reuniões, a vontade de mudança e a esperança por outro modo de fazer política. Nosso partido, como disse, está em crescimento e tenho repetido em nossas reuniões públicas uma histórinha interessante, que parece piada, brincadeira, mas é muito séria. Sempre pergunto, qual a diferença entre o político e o ladrão, aí a gente houve de tudo, sente a revolta, a desesperança, provocada pelos seguidos escândalos que acompanhamos, infelizmente, quase que todos os dias pela mídia. Mas então chamo a atenção e apresento uma resposta básica a pergunta, e aí sim, sinto que as pessoas entendem. Digo o seguinte: A diferença entre os dois é que o ladrão nos escolhe, já o político somos nos que escolhemos. Nem precisa explicar mais nada, ou seja, nós cidadãos somos responsáveis pelas escolhas que fazemos, portanto não é hora de desistir, mas sim participar ativamente da política. Pretendemos então apresentar chapa própria nas proporcionais e estamos avaliando o lançamento de uma candidatura majoritária ao senado.

Bóia: E as articulações para o Governo do Estado?
Tércio: O PTC, tem seu programa doutrinário, mas é claro que em cada Estado existe realidades locais, que o Diretório Nacional respeita e dá autonomia para os Regionais. No caso do Paraná, estamos conversando com todas as forças em disputa. Ainda nesta semana, estivemos reunidos com o vice-governador Orlando Pessuti, onde debatemos essa questão. Posso dizer que foi uma conversa muito boa, até pela amizade pessoal que nutro pelo mesmo, amizade essa de mais de vinte anos, quando fomos deputados juntos. Já conversamos com o Senador Álvaro Dias, que também está na disputa, bem como com o Prefeito Beto Richa. Enfim, estamos abertos a discussão e a medida que avançamos nas conversas, vamos avaliando o rumo que seguiremos. Pretendemos aqui no Estado percorrer toda nossa base para também apresentarmos um programa mínimo que estabeleça nossa relação no eventual acordo que faremos. Evidentemente teremos posições claras, nítidas a respeito do Governo que pretendemos e com o qual vamos nos aliançar.