terça-feira, 22 de dezembro de 2009

SERRA E LULA NA LINGUAGEM ENGANA JUSTIÇA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que o governador de São Paulo e presidenciável tucano, José Serra, não seria um bom treinador de futebol.

"Não, eu acho que não seria mesmo, porque o time não é montado assim. Às vezes, você tem um cara extraordinariamente bom de bola, mas na hora de você escalar, você escala um cara que, taticamente, vai cumprir uma função melhor para o time. Ou seja, não basta o cara ser bom de bola. O cara tem que ser bom de bola, mas o cara tem que, primeiro, saber trabalhar em equipe, saber que jogo não se ganha sozinho e saber que os 11 em campo, cada um tem uma tarefa e cada um tem que participar da vitória. Se você pega uma pessoa e acha que sozinha vai resolver, não resolve. Então, o que nós precisamos é ter cada macaco no seu galho", disse ele durante entrevista concedida à rádio "O Dia FM".

Ontem, Lula disse que uma chapa puro sangue no PSDB, reunindo Serra e o governador Aécio Neves (MG), pode ser prejudicial para o desempenho da oposição. Hoje, o presidente voltou a comentar o assunto.

"Eu fico olhando como é que é montado um time de futebol. Um time de futebol, você tem que ter o lateral direito, o lateral esquerdo, você tem que ter o central, você tem que ter os meia-armadores, você tem que ter o centroavante, ou seja, você não pode colocar um time... Muitas vezes, você vê um técnico substituir no final, no desespero, colocar três atacantes. Não dá certo, eles trombam entre eles, porque todos eles querem ocupar o mesmo espaço."

Aécio desistiu de sua candidatura à Presidência em favor de Serra. Os tucanos querem, no entanto, que ele seja o vice do governador de São Paulo, ideia que vem sendo recusada pelo mineiro.

Lula questiona essa possível chapa puro sangue. "Se você pega dois Garrinchas e coloca em campo, um vai ficar sem bola, porque o outro vai ficar com a bola o tempo inteiro. Se você colocasse dois Pelés, ia ficar com um Pelé só, porque se os dois fossem fazer as mesmas coisas, disputar o mesmo espaço de campo, eles trombavam. Por isso é que é legal o futebol: você ter um em cada posição. Cada um sabe o que fazer na sua posição. Se você colocar muita gente boa dentro de um time, jogando na mesma posição, não dá certo. Senão, seria fácil você colocar o Pelé no gol, seria fácil você colocar o Tostão para jogar de beque central, seria fácil... Não dá certo. Cada um tem uma tarefa dentro de campo."

Serra rebateu ontem a declaração do presidente. Para ele, é possível dois craques no mesmo time. "[Dois craques] podem [jogar no mesmo time]. Quando um jogador é muito bom, dá para duplicar, encontra um jeito de se arrumar no campo", disse o tucano.

O governador negou que estivesse falando de política, mas questionado sobre se sua teoria poderia ser aplicada na política, respondeu que pensaria sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário